Em reunião na tarde  do dia 02/08/2017,  a equipe do IBGE de Bebedouro, reuniu-se com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, afim de discutirem sobre o Censo Agro 2017.

Além  da equipe do  IBGE da cidade de Bebedouro, estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde Aline Pereira Bidóia, Secretária Municipal de Educação Valéria Rocha Mantelli, os servidores do Poder Legislativo Lucas Henrique Nunes e Paulo Renato Zamariolli, o representante da Divisão  Municipal de Meio Ambiente Cleber Lopes e o jornalista Isaac Andrade representante do Jornal Imparcial.

Principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e agrícola brasileira, o Censo Agro vai a campo a partir de 1° de outubro deste ano.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimento agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimento e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor, referido ao período de 1° de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017 para Brasil, grandes Regiões Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Para a realização da pesquisa, está prevista a contratação temporária de mais 26 mil pessoas dentro Analistas Censitários, Agentes Censitários e Recenseadores, através de processos seletivos simplificados.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões e Unidades de Federação.

A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Reunião Censo Agro 2017. Reunião Censo Agro 2017. . Reunião Censo Agro 2017.